Tendências

12/06/2015
Sodimac escolhe Tamboré para abrir primeira loja no Brasil

Com uma proposta completa de produtos e serviços para construção, reforma e decoração, a Sodimac, uma das varejistas líderes do setor na América Latina, chega ao Brasil. A primeira loja da marca, Sodimac Tamboré, abriu as portas ao público em 10 de junho, e está localizada na Alameda Araguaia, n° 1801, no Tamboré, em Barueri. 

Com a inauguração, a empresa, que é uma subsidiária do gigante varejista chileno Grupo Falabella, passa a operar 244 lojas de home improvement em seis países. A entrada do Grupo Falabella no Brasil se deu em 2013, quando assumiu o controle de 50,1% das ações da Construdecor. Na ocasião, houve o aporte de R$ 388 milhões, que ficou no caixa da empresa direcionado para investimentos.

Para o lançamento do conceito Sodimac e de sua primeira loja no país, o investimento foi de aproximadamente R$ 100 milhões, englobando também aporte em Logística, TI, desenvolvimento de pessoas, campanha de Marketing, entre outros.

O projeto para o Brasil é amplo e inclui a construção de uma segunda unidade Sodimac em Ribeirão Preto, interior paulista, para ser aberta ainda neste ano. Futuramente, a marca deve ter pontos de venda também na cidade de São Paulo, onde já foi adquirido por cerca de R$ 100 milhões um terreno na Marginal Pinheiros, e em outras cidades do interior que estão em fase de estudo.

A obra da primeira loja durou cerca de cinco meses, quando gerou 1.000 empregos. Atualmente, 220 colaboradores atuam na loja Sodimac Tamboré. Para dar suporte à operação, dezenas de pessoas foram contratadas também para trabalhar na matriz administrativa e nos centros de distribuição da companhia no Brasil. 

“Estamos trazendo para o Brasil um novo conceito de loja, que já é sucesso em outros países, e apostamos que iremos revolucionar a experiência de compra e conquistar o consumidor ao garantirmos o preço mais baixo do mercado, uma ampla variedade de produtos com estoque gigante na loja e assessoria para o projeto completo do cliente, o que inclui, por exemplo, a instalação de produtos”, explica Dimitrios Markakis, presidente da Construdecor, companhia que opera a marca Sodimac no Brasil.

De acordo com o executivo, na Sodimac, os preços são baixos sempre, mas se o cliente encontrar o mesmo produto vendido a um valor menor na concorrência, a rede cobre a oferta com 10% de desconto.


Duas lojas em uma

Com 11.500 m² de área de vendas, em um terreno de quase 20.000 m², a loja Sodimac Tamboré traz uma ampla variedade de produtos. O cadastro de itens chega a 80 mil, entre nacionais e importados, sendo 30 mil que estão disponíveis para a retirada na hora da compra.

A Sodimac traz o conceito de “duas lojas em uma”, contando com as áreas Sodimac Homecenter, voltada para o consumidor final, e Sodimac Constructor, direcionada ao profissional do setor.  Apesar de terem fachadas distintas, esses espaços são integrados e visam facilitar a compra e atender com excelência as necessidades dos diferentes perfis de clientes.

Na Sodimac Homecenter estão os itens de iluminação, organização, decoração, móveis, tintas, pisos e revestimentos, utilidades domésticas e produtos de jardinagem. Ela é pensada para o consumidor final, com exposições de produtos e sugestões de ambientes decorados. Um dos grandes diferenciais da marca é a oferta do serviço de instalação (pisos, pintura, montagem de móveis, ar-condicionado, cortinas, ventiladores de teto, luminárias, portas, kits de banheiro e cozinha, chuveiros e torneiras, entre outros). Assim, o consumidor que desejar pode comprar a tinta e o serviço de pintura, por exemplo, e terá sua parede pintada com a garantia da empresa.

Outro destaque é o Centro de Projetos, onde designers estão à disposição para desenvolver gratuitamente projetos de decoração para banheiros e cozinhas dos clientes. Além disso, na Sodimac os produtos são expostos com fichas técnicas, que auxiliam o consumidor a conhecer melhor suas características, combinações e até aplicações – o que é ideal para os adeptos do “faça você mesmo”. A empresa também traz ao país sua marca própria de tintas, Kolor, que é preparada na hora, na cor de preferência do cliente. Com qualidade garantida, todas as opções coloridas são vendidas no mesmo preço que a tinta branca.

Já a Sodimac Constructor tem foco principalmente nos profissionais da construção (como eletricistas, pedreiros e pintores), disponibilizando materiais básicos para construção, ferramentas, portas, janelas, fechaduras, materiais hidráulicos e elétricos, ferramentas, equipamentos de proteção individual, entre outros. Um dos destaques do espaço é o circuito rápido de compra, que opera por um sistema de drive thru, permitindo o acesso de veículos dos clientes para o carregamento dos materiais. Trata-se de uma modalidade inovadora no país, priorizando a economia de tempo do profissional. 

Além disso, a loja oferece serviços personalizados, como aluguel de ferramentas e cortes de madeiras e ferros. Para fidelizar os profissionais, a empresa conta ainda com o programa Círculo de Especialistas (CES), que oferece gratuitamente cursos de capacitação, treinamentos e visitas técnicas às indústrias. O profissional tem ainda diariamente café da manhã na loja e escritório com computadores e técnicos disponíveis.

Vale destacar que, em ambos os espaços, há uma grande quantidade de estoque disponível na loja. Expostos em pallets, juntamente com os produtos de mostruário, deixando o estoque visível ao consumidor.

A Sodimac Tamboré vai funcionar de segunda a sábado, das 7h30 às 22h00 e, aos domingos e feriados, das 8h30 às 21h00.

Em todos os países onde a Sodimac está presente é a adoção da prática sustentável com a instalação do Ponto Limpo TriCiclos, que é um ponto de entrega voluntária para recebimento de materiais recicláveis. Na Sodimac Tamboré, 15 tipos de materiais recicláveis serão coletados.

Um dos diferenciais do Ponto Limpo é a presença de um educador ambiental 100% do tempo à disposição da população em todos os dias, para orientar quais são os materiais que podem ser reciclados e como prepará-los para o processo de reciclagem, além de informar com transparência a destinação dos materiais.

Comentários