Responsabilidade Social

27/03/2014
Trabalho voluntário
Ser voluntário é uma ótima maneira de ajudar as pessoas e fazer a diferença em sua comunidade. Confira 7 dicas de como ser um voluntário
Victoria Rapanelli

Ser voluntário é uma ótima maneira de ajudar as pessoas e fazer a diferença. Além disto, é uma oportunidade de fazer amizades e aprender novas habilidades. Se você deseja doar mais que o seu dinheiro, contribua com seu tempo e talento para quem precisa.

Confira 7 dicas para ser um voluntário:

1 - O que fazer
Há diversas oportunidades espalhadas pelo mundo, e uma delas é especial para você. Não é necessário ser médico, por exemplo, para fazer trabalho voluntário. Você pode ajudar de diversas formas. Procure organizações em países de seu interesse e confira o que você pode fazer para contribuir.

2 - Escolha a organização
Você não precisa ir para o outro lado do mundo para ser voluntário. Talvez a biblioteca de seu bairro precise de ajuda ou alguma organização de proteção a animais abandonados. Procure aquilo que você gosta, quer preservar e que está ao seu alcance.

3 - Idioma
Se você optar por organizações que desenvolvem trabalhos em países de idiomas diferentes do seu, considere esse critério para a escolha. Provavelmente irão exigir determinado nível de proficiência para que você possa embarcar; não deixe de conferir os pré-requisitos.

4 - Idade
Há programas para voluntários de todas as idades. Alguns exigem que os candidatos sejam maiores de 18 ou 21 anos, dependendo do país de origem. Outros, porém, não possuem restrições e podem ser feitos por qualquer indivíduo que deseje contribuir.

5 - Horário
Se você não tem tempo para sair de sua cidade ou país, procure por serviços que podem ser feitos em horários flexíveis, como, por exemplo, aos fins de semana ou no fim do dia.

6 - Conheça outros voluntários
Não apenas presencialmente, mas também online, em grupos e fóruns de discussão sobre o assunto. Você poderá conversar com pessoas e dividir experiências de muito aprendizado e reflexão.

7 - Receba treinamento
Há diversos motivos para que você esteja especificamente preparado para essa experiência, principalmente se ela proporcionar riscos.

Ajuda pela Internet

Para quem não conhece muitas instituições que sejam próximas de suas residências, existem sites que possuem uma ferramenta que possibilita o encontro na internet entre pessoas dispostas a ajudar e Organizações que precisam de voluntariado. Conheça algumas sugestões:

Portal Voluntários Online
Site: www.voluntariosonline.org.br

Liga Solídária
Site: www.ligasolidaria.org.br

Centro de Voluntariado de São Paulo
Site: www.voluntariado.org.br

Seja um voluntário
Site: www.voluntarios.com.br

APAE Barueri
Site: www.apaebarueri.org.br

Comentários