Responsabilidade Social

31/07/2017 18:40 - Atualizado em 31/07/2017 18:40
Projeto Matilha
Projeto ajuda a transformar vidas no Jd. Silveira, em Barueri
Aline Fraticelli

Adestrar cães e socializar crianças e jovens ao mesmo tempo. Quando há a união do poder público, comunidade e empresários é possível transformar a vida de pessoas e até de um bairro. Com o Matilha, projeto desenvolvido pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social do Jd. Silveira, que pertence à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri, jovens reúnem-se numa praça e adestram os cães da vizinhança com a parceria da empresa Cão Cidadão.

Renata Monges, psicóloga que cuida do Matilha há três meses, explica que ele já tinha força, pois havia uma metodologia implantada funcionando bem. Mesmo assim, ela criou um diferencial. “Nós adotamos as meninas que já faziam parte do grupo de fortalecimento de vínculos. No começo, os rapazes se achavam os donos dos cachorros, agora já se acostumaram”, comenta. Hoje o Matilha acontece duas vezes por semana, às segundas e quartas. No total, são 23 jovens e crianças envolvidos.

Agility

Outra vertente do projeto é o Agility, parceria com a empresa Dog World, que recebe jovens do Matilha. Ali, eles aprendem a fazer comandos com cães que já são treinados e participam de competições. A ação fez tanto sucesso que recentemente um grupo de jovens do Cras Belval uniu-se ao do Cras Jd. Silveira.

Adestrar com amor

Luis Fernando de Sá Pontes é um adestrador da Cão Cidadão que conheceu o Matilha há dois anos e vinha participar como ajudante. Hoje, é o titular da garotada e da cachorrada. Ele se emociona ao contar como o projeto o tornou melhor. “Este é o primeiro ano que estou sozinho. Eu tinha muita dificuldade para me comunicar em grupo. Foram eles que me ajudaram, foram as crianças. Eu sou pai. Olho para essas crianças e vejo minha filha. Sou muito grato ao Matilha e gostaria que um dia alguém ajudasse minha filha desta forma”, relata.

Os jovens que participam do Matilha também são convidados para as reuniões mensais de discussão de casos que acontecem na Cão Cidadão. É um encontro de trabalho dos adestradores, em que eles discutem formas e técnicas para tratar dos animais.

O Cras do Jd. Silveira fica na av. Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1.110. Barueri, SP. Tel.: (11) 4162-1370.

Fotos: Lourivaldo Fio

Comentários