Responsabilidade Social

20/12/2013
De bem com a vida e com o próximo
Meninonas levam solidariedade e alegria por onde passam e contagiam quem está em volta. Conheça mais sobre o grupo que movimentou Alphaville em 2013
Victoria Rapanelli
da esq.p/dir.: a presidente do grupo Meninonas S. A. Loilhana Alonso e as diretoras Katia Ramos Meire Ribeiro, Rossilene Fiuza, Diana Alonso, Edméia Peres, Claudia Vieira, Rosemari Ungaretti, Ruth Astrini e Marisa Alonso.

Mulheres reais, bonitas, festeiras, de bem com a vida e preocupadas com o próximo. Elas são o Meninonas S. A.: um grupo composto por 150 mulheres de Alphaville e região fundado por Loilhana Alonso, em 2010, com o objetivo inicial de angariar e integrar novas amizades. Após três anos de criação, hoje o grupo se consolidou pelos seus alegres eventos e ações beneficentes. 

Em 2013, o grupo brilhou e chamou a atenção dos moradores do entorno de Alphaville para causas importantes, que iam desde a prevenção do câncer de mama à entrega recorde de peças de vestuário para Campanhas do Agasalho.

“Participamos de várias ações e mostramos que somos um grupo  de trabalho sério, comprometido e com grande responsabilidade”, disse a presidente do grupo Loilhana Alonso.

Principais ações de 2013

As primeiras atividades de parcerias do grupo Meninonas foram com as prefeituras de Barueri e de Pirapora do Bom Jesus para as Campanhas de Inverno.

O Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, concedeu um certificado ao grupo, como agradecimento no expressivo número de peças da Campanha do Agasalho do município.

“Batemos recorde de número de agasalhos captados com uma campanha diferenciada que ainda levava a nossa mascote canina Sharon Stone. A meta alcançada foi de 10 mil peças de inverno entre as duas municipalidades, em apenas um mês e meio de trabalho de arrecadação. Esse resultado nos motivou para trabalharmos ainda mais em outras causas”, explica Loilhana.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri Silvia Arantes e Vanusa Melo, responsável pela Secretaria da Mulher, ofereceram um Happy Hour no Espaço Mulher Ruth Cardoso, para comemorar o excelente resultado obtido pelo grupo Meninonas em prol da Campanha do Agasalho 2013.

Já em agosto, o grupo realizou uma festa solidária que marcava o lançamento do site e a parceria com projetos envolvendo a ajuda às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social de instituições grandes, como a Fundação Cafu, de São Paulo, a Casa do Acolhimento Moinho de Vento e o Projeto Arte Sim, estas do município de Santana de Parnaíba.

Diretoras e Co-fundadoras do grupo Meninonas com o pentacampeão Cafu (ao centro)

No mês de outubro – época que marca a Campanha de Combate ao Câncer de Mama, conhecido por Outubro Rosa – o grupo se mobilizou novamente. A convite da primeira-dama e presidente do Fundo de Social de Solidariedade de Barueri Silvia Arantes, o grupo abriu o calendário de eventos da cidade para a campanha internacional com a realização de um desfile, que, pelo sucesso obtido, ficou conhecido como Fashion Day.

Parte do dinheiro arrecadado com a venda de convites foi doada para o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri. Além disto, outros itens ainda foram doados às mulheres  em fase de tratamento do câncer da mama, como sutiãs especiais, próteses, braçadeiras, perucas, lenços e echarpes, visando à melhora da autoestima dessas pacientes.

Meninonas e a primeira-dama Silvia Arantes durante entrega de doações ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri

Em novembro, o grupo foi um dos apoiadores principais do 1º Jantar Solidário da Fundação Cafu, realizado em Alphaville.

1º Jantar Solidário da Fundação Cafu

Com diversas atividades durante 2013, o grupo Meninonas encerrou com chave de ouro recebendo o troféu “Talentos do Ano”, categoria “Iniciativa Social”, no evento promovido pela emissora de Osasco Rede NGT.

E quem pensa que o grupo está cansado se engana. Segundo a presidente Loilhana, 2014 estará reservado para o Meninonas chamar a atenção às causas ambientais e de proteção aos animais.

“Podem nos aguardar, pois no ano que vem iremos levar mais alegria com responsabilidade social, nos direcionando  especialmente à proteção aos animais e ao meio ambiente, com projetos não só filantrópicos, mas de conscientização para mudança de cultura, ampliando as nossas ações a todos os municípios vizinhos da região, uma vez que o grupo quer se expandir ajudando a quem precisa e não só nos entornos de Alphaville”, garante a presidente.

E nós, da Revista Eletrônica Acontece em Alphaville, apoiamos o grupo e desejamos muito trabalho para 2014. Para conhecer toda a história do Meninonas e acompanhar as ações desenvolvidas, acesse: www.meninonas.com.br  

Como fazer parte do grupo?

A mulher interessada em se tornar membro do Meninona deve preencher o formulário de inscrição no site do grupo (clique aqui).De acordo com Loilhana, antes de preencher a inscrição é importante conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo. 

“Queremos, a cada dia, aumentar o número de participantes do nosso grupo, mas é fundamental que a pessoa concorde com a nossa missão e os nossos valores. Sem custo algum, para se tornar uma meninona basta querer participar dos nossos eventos de ‘desestress’ e dos beneficentes”, explica a presidente.

Calendário 

Para fechar o ano e entrar 2014 com o pé direito, o Meninonas ainda produziu um calendário com temas representativos dos meses do ano estrelados por 22 integrantes do grupo clicadas pela lente da Loana Alonso Fotografia. E não parou por aí, segundo Loilhana, o grupo já está com planos de produzir o calendário de 2015 e com o tema: “Meninonas e seus Pets”. Para este material a ideia do grupo é comercializar o calendário e, com o valor arrecadado, beneficiar uma instituição de proteção aos animais.

Comentários