Homem

10/11/2016 14:20 - Atualizado em 11/11/2016 14:20
Novembro Azul
Novembro é o mês de combate e prevenção ao câncer de próstata
Aline Fraticelli

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 61 mil novos casos da doença e quase 14 mil mortes somente este ano. Ainda assim, o índice de sobrevida desse tipo de câncer chega a 96% e se apoia fortemente no diagnóstico precoce. Daí a importância de campanhas como Novembro Azul, que estimula homens a fazerem anualmente exames de toque e PSA.

Para a investigação de câncer de próstata, o exame de toque não oferece altas taxas de sensibilidade quando realizado isoladamente. Por outro lado, quando associado ao exame PSA (antígeno prostático específico), a dupla oferece 92% de acerto no diagnóstico.

A partir dos 50 anos todo homem deve procurar um urologista pelo menos uma vez ao ano para realização de exames preventivos que diminuem em até 21% a mortalidade. Grupos de risco com maior incidência da doença como homens da raça negra ou com casos na família (em pai, irmãos ou avôs) devem realizar os exames a partir dos 40 anos.


Em Barueri

Uma série de atividades promovidas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura deve marcar a campanha “Novembro Azul” na cidade. Os eventos têm como objetivo chamar atenção dos munícipes sobre o câncer de próstata, conscientizar as pessoas sobre a relevância dos exames e também a necessidade de mudanças sobre o estilo de vida, como alimentação e importância de atividades físicas no dia-a-dia.

 
Programação

Dia 12/11, das 9h às 12h, no parque municipal Dom José (R. Ângela Mirella, 500 - Jardim Barueri) acontecerá a 4ª Caminhada Azul.

Dia 27/11, das 8h às 11h, com concentração em frente ao ginásio poliesportivo José Corrêa, ocorrerá a 2ª Pedalada Azul, até o parque Dom José.

Ultrassom de próstata

O Pronto Socorro Central de Barueri, em parceria com a Policlínica do Engenho Novo, irá disponibilizar durante os dias 10, 11, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25, 28, 29 e 30/11, das 8h às 16h, consultas com urologista com a possibilidade de realização de coleta de exame de PSA e ultrassom de próstata, existindo indicação médica. Serão disponibilizadas 40 vagas ao dia para pacientes do sexo masculino acima de 50 anos de idade. As senhas de atendimento estarão na recepção do setor de radiologia a partir das 7h30 do dia anterior.

Para mais informações, acesse www.barueri.sp.gov.br

Comentários