Destinos

01/01/2014
Vindima: tempo de colheita no Vale dos Vinhedos
Roteiro enoturístico enaltece o período de safra da uva no Rio Grande do Sul com uma programação especial que inicia no dia 10 de janeiro de 2014
Colheita da uva durante a vindima é uma importante fase da elaboração de vinhos e espumantes

O Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul se prepara para mais uma Vindima. A colheita dos cachos de uva na maturação ideal para a produção de vinhos e espumantes de qualidade é celebrada com alegria e uma intensa programação que envolve vinícolas, restaurantes e hotéis situados no roteiro enoturístico. A Vindima 2014 ocorre de 10 de janeiro a 16 de março, época em que o aroma frutal toma conta dos caminhos, casando com a paisagem magnífica de vales e videiras, e uma programação que inclui a participação na colheita e na pisa da uva. No Vale dos Vinhedos, a aberura oficial acontece no dia 1º de fevereiro, com uma grande festa, no Hotel Villa Michelon.

Para entrar no clima da Vindima, algumas atividades relacionadas ao período já iniciam neste mês. É o caso da Edição Vindima do Sabores do Vale, realizado pelos restaurantes do Vale dos Vinhedos, que oferecem pratos inspirados na vindima e no verão, elaborados com ingredientes locais e harmonizados com vinhos, espumantes e sucos do roteiro.

Os turistas que visitam o Vale dos Vinhedos durante a Vindima vivem experiências únicas e exclusivas da época. Inserido na cultura vitivinícola da localidade, o Hotel Villa Michelon proporciona a seus hóspedes acesso livre ao parreiral, onde as uvas podem ser colhidas e degustadas, fresquinhas. A uva cultivada nas dependências do Hotel também é servida em todas as refeições e é disponibilizada em cestos, para ser degustada a qualquer hora do dia. O Hotel também é responsável pela tradicional festa de abertura da Vindima, que envolve visitantes e a comunidade local.  

A tradição da colheita da uva torna o período ainda mais interessante. A safra não se dá apenas pela necessidade de elaborar o vinho, mas também pelos momentos de alegria e integração que as comunidades vivem nas atividades que a colheita proporciona. Música e diversão embalam o trabalho que acontece à sombra das videiras. Tudo isso pode ser acompanhado de perto pelo turista, que ainda pode experimentar a sensação de pisar a uva, passando assim a fazer parte do processo de elaboração do vinho.  

A festa da Vindima também é celebrada na Villa Valduga, com uma programação que proporciona atrativos relacionados à Vindima, incluindo refeições típicas, colheita de uvas, visitações, esmagamento da uva com os pés e pacote especial de hospedagem. 

O restaurante Mamma Gema prevê um cardápio especial para o período, incluindo um saboroso sorvete artesanal de uvas após uma sequência de massas. Jantares harmonizados e almoços ao ar livre podem ser saboreados no Restaurante Valle Rústico, que também integra a programação da Vindima 2014 no Vale dos Vinhedos. Refeições em um deck externo, com vista para os parreirais, também podem ser desfrutadas no Restaurante e Café Vallontano, que prepara uma página especial em seu cardápio dedicada à Vindima.

Na vinícola Cave de Pedra, uma série de atividades serão oferecidas, incluindo visitações técnicas e turísticas e degustação de vinhos e uvas. Piquenique com delícias da região na Vinícola Larentis; Chá da Tarde, com biscoitos amanteigados harmonizados com vinhos, espumantes e sucos, na Biscotteria Itallini; e apresentação com degustação do Vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo Fifa 2014, na Lídio Carraro Vinícola Boutique.

Comentários