Destaque

17/04/2018 21:13 - Atualizado em 17/04/2018 18:13
Caminhos de Rosa organiza peregrinação pelo sertão mineiro
A ultramaratonista Monica Otero é gestora do projeto que visa resgatar e preservar a cultura e as tradições regional-literárias
Aline Fraticelli

Imagine um percurso de 251 km cravados no sertão mineiro realizado em 10 dias de caminhada. Esse foi o caminho que o escritor João Guimarães Rosa se inspirou em 1952 junto com a comitiva de Manuelzão, capataz das boiadas do fazendeiro Chico Moreira, primo de Guimarães Rosa. Manuelzão lhe serviu como guia pelo sertão adentro. Muito curioso, Guimarães perguntava e anotava tudo em uma caderneta pendurada em seu pescoço. Inspirado nessa vivência e em suas anotações, ele terminou o livro “Grande Sertão: Veredas”.

O Caminhos de Rosa está promovendo uma peregrinação, na qual o participante poderá vivenciar o sertão, a sua cultura e, principalmente, a saborosa comida mineira feita no fogão a lenha. “Ele ouvirá ‘os causos’, conhecerão o Sr. Tião que mora em Buritizinho há mais de 50 anos e dormirão em uma linda capelinha. Quem já teve o privilégio de acordar com o toque do berrante? Quem já tomou café e viu o sol nascer às 5h15 da manhã no alto de um morro? Ele vivenciará projetos sociais, dos mais diversos, espalhados pelo sertão Roseano”, comenta a gestora do Caminhos de Rosa Monica Otero, uma das mais respeitadas ultramaratonistas do País que, após superar um câncer no intestino, teve experiências como peregrina percorrendo, por exemplo, o Caminho do Sol, entre Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, SP, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e a Sahara Race, na Namíbia.

Há duas saídas previstas para este ano, uma em maio e outra em outubro. “As datas foram escolhidas a dedo, pois todo grande caminho de peregrinação tem uma data especial. Como normalmente são peregrinações religiosas, as datas coincidirão com as sagradas a Igreja”, explica Monica. A primeira peregrinação terá dez dias, de 19 a 28/5. Já a segunda será feita em seis dias, de 7 a 12/10. Ambas sairão da cidade de Três Marias, finalizando em Cordisburgo, MG.

Mais informações e inscrições, no site www.caminhosderosa.com.br

Comentários