Colunistas

14/09/2015 16:44 - Atualizado em 14/09/2015 16:44
Porcos têm a mesma inteligência de uma criança de três anos
Katia Ramos

Uma publicação no site oficial do canal Animal Planet, da Discovery, colocou os porcos no topo da lista de animais mais inteligentes do mundo. Segundo a matéria, intitulada “Os 5 animais mais inteligentes do planeta” (veja aqui), os porcos têm habilidades que superam as dos cães e até as dos chimpanzés.

Os métodos com que cientistas medem o nível de inteligência dos animais são questionáveis mas, pelo menos, geram resultados que fazem as pessoas repensarem seu tratamento em relação a eles. Não há notícias de violência física nestes tipos de análises, mas, ainda assim, um laboratório nunca será o lugar de qualquer animal. Em sua maioria, os testes são simplesmente de observação e de treinamento com brincadeiras.

Em um destes estudos, cientistas colocaram porcos em frente a uma tela com um cursor que poderia ser movimentado facilmente com os focinhos deles. A tela mostrava imagens geométricas simples e, ao toque do focinho do porco, a imagem mudava. Os resultados mostraram que os porcos têm a plena consciência e habilidade para não ficar olhando para uma imagem repetida. Eles sabiam quais já tinham visto e queriam ver mais, aprender mais.

Outra forma comumente utilizada para medir o nível de inteligência de um animal é saber o quanto ele é capaz de aprender. É um método usado também por quem convive com um animal de estimação, que sempre garante que o seu melhor amigo é também o mais inteligente do mundo.

Estudos de comportamento revelaram que os porcos têm capacidade de aprender e sua inteligência é comparada a de uma criança de três anos. Diferentemente do que se faz com cachorros, é impossível enganar um porco com petiscos por muito tempo. Eles são independentes e gostam de resolver problemas sozinhos.

Eles adoram estar limpos e seguros

Ao contrário do que muita gente pensa, os porcos não são animais sujos. Eles adoram correr na grama e estar perto das pessoas e dos outros animais, mas são geralmente jogados em chiqueiros para viver em cima de seus próprios excrementos ou jogados em galpões industriais com milhares de outros. A imagem de porcos sujos é o que temos em mente porque é assim, infelizmente, que os tratamos. Definitivamente, não é justo.

Eles sabem o que está acontecendo e dão valor à vida

Em julho de 2012, um grupo de cientistas especializados em estudos da consciência publicou um documento afirmando que os animais têm consciência e prezam por sua vida. Philip Low, pesquisador da Universidade Stanford, no Canadá, e outros 25 neurocientistas de todo o mundo concluíram que as estruturas cerebrais que produzem a consciência em humanos também existem nos animais. “As áreas do cérebro que nos distinguem de outros animais não são as que produzem a consciência”, diz Low.

É claro que o nível de inteligência dos animais não deve definir qual será explorado e morto pela indústria. Nenhum deles deve ter este destino. Mas, é uma curiosidade comum saber quais são os animais mais inteligentes e esperamos que estas informações possam fazer você repensar suas refeições daqui para frente. Os animais que o ser humano escolheu para explorar financeiramente e matar são os mais dóceis. Estes animais são como crianças, esperam nossa proteção.

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um porco é morto por segundo no Brasil. Você não leu errado, é por segundo mesmo. Estes números consideram apenas os animais mortos em lugares legalizados, ou seja, estamos diante de um holocausto velado.

Existem milhões de pessoas no mundo todo que já escolheram viver sem prejudicar os animais. Se você se identifica com isso, recomendamos que seja um vegetariano.

Katia Ramos é uma Protetora Independente de Animais, apaixonada por bichos e, claro, pela Chow Chow Sharon Stone, de nove anos, que é uma celebridade pet.Moradora de Alphaville há 11 anos, Katia também participa de causas contra os maus tratos aos animais e também faz parte do Grupo das Meninonas S.A, de Alphaville, como Diretora de Proteção aos Animais.

Cãoluna
com Katia Ramos
Comentários