Colunistas

14/01/2015
Ester: exemplo de coragem e sabedoria
Dando sequência, nosso penúltimo artigo sobre as mulheres que se destacaram na Bíblia por sua fé. Conheça a história de Ester.
Neusa Antunes

A Biblia nos conta a história de uma linda jovem judia casada com um rei ímpio que não conhecia o Senhor. O seu nome era Ester e o do seu marido era Assuero (Xerxes). Não havia, em todo o império persa, mulher mais bonita do que ela.

Logo cedo, o Senhor decidiu tirar os seus pais da sua vida. Com a morte deles, ela foi adotada por seu tio Mardoqueu. Ele a educou com muito amor, ensinando-a a amar o seu povo, os judeus. Ela jamais poderia imaginar que, um dia, seria a rainha daquela terra onde ela e o povo judeu eram exilados.

Enquanto Ester, na sua cidade, vivia o seu dia a dia, no palácio real se desenrolava um acontecimento que iria mudar completamente a sua vida e a de Vasti, a esposa do rei Assuero.

Havia no palácio uma grande festa. O rei, então, mandou chamar a rainha Vasti para fazer parte daquela reunião, porém ela, veementemente, se negou a participar de uma festa onde só havia homens embriagados. Este NÃO da rainha soou muito forte perante o rei e seus convidados. Ouvindo o conselho de um de seus aliados, o rei decidiu banir para sempre da sua presença a rainha.

Como Vasti foi deposta da posição de rainha, o rei estava precisando escolher uma jovem para ocupar o seu lugar.

Lindos vestidos, sessões de beleza, aulas de etiqueta, manjares deliciosos, tudo que uma jovem podia sonhar.

A expectativa das meninas era grande, quem ganharia o concurso de beleza? Quem seria capaz de chegar ao coração do grande Assuero, rei da Pérsia?

Ester não podia imaginar que a partir daquele dia sua vida mudaria para sempre, ela estava destinada ao trono.

Ninguém imaginou, mas a escolhida foi aquela menininha órfã e judia.

Recusar ir para o palácio significava assinar sua sentença de morte. Ela teve que ir e Mardoqueu, seu tio, pediu que ela não contasse a ninguém que era judia.

Ester era linda, temia a Deus, ela era forte, corajosa e determinada. É verdade que agora ela vivia no palácio com todas as mordomias, mas seu coração não estava nele.

Uma trama estava sendo preparada contra os judeus e Deus precisava entrar em ação, com quem poderia contar?

Ester com sua fé admirável e destemida, era o único elo entre o rei e o povo.

A Jovem mulher que arriscou a sua vida por amor ao Senhor e a Seu povo. Ao saber que havia uma conspiração contra o seu povo (Hamã, o homem mais importante depois do rei, por odiar Mardoqueu, preparou uma conspiração contra os judeus) jejuou, orou e arriscou a sua vida comparecendo diante do rei e pedindo a ele por seu povo (comparecer diante do rei sem ser convidada, mesmo sendo sua esposa e rainha, era arriscar a vida). O rei recebeu-a e concedeu o que seu coração tanto desejava.

A Palavra de Deus nos diz que o coração do rei está nas mãos do Senhor. Deus, literalmente, mudou o coração do rei e ele recebeu Ester com muita alegria. 

Neusa Venturini Antunes é presidente da Libra - Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil Barueri / Santana de Parnaíba, advogada e pedagoga. É casada com o cirugião oncológico Dr. Ricardo Antunes, que a motivou a atuar voluntariamente na prevenção do câncer. Fundou a Lost Abrigo para Animais Abandonados e é colaboradora dos Anjos dos Bichos. Acesse também: anjosdosbichos.com.br/

Libra
com Neusa Antunes
Comentários