Colunistas

13/12/2014
Festas de final de ano, cuidado com seu amigo
Katia Ramos

As comemorações de final de ano podem trazer além das alegrias esperadas, situações de risco para cães e gatos.

Os animais, especialmente os mais sensíveis, são os que mais sofrem com a agitação natural desta época, por exemplo, com o entra e sai das visitas, com a barulheira dos fogos de artifícios e por aí vai.

A melhor maneira de garantir ao seu pet um feliz Natal e um bom ano novo, e mantê-lo longe das festas e na sua rotina diária.
Outro dado importante é a intoxicação alimentar, em que neste período comida muito condimentada é oferecida aos pets e podem causar, por exemplo, diarreia ou até algo mais grave. Fiquem atentos aos sintomas dos animais e caso note algo incomum, leve o pet imediatamente ao veterinário e nunca os medique por conta própria. Para garantir uma alimentação longe de qualquer perigo, o melhor é a ração balanceada.

Nunca leve animais para shows de fogos de artifícios caso você perceba que ele fica incomodado.

Infelizmente durante esta época do ano as queimas de fogos de artifício provocam pânico nos animais e ocorre um crescente número de acidentes dos mais variados, principalmente com os cães, que por terem a audição muito mais avançada, o incômodo é ainda maior.

Assustados com o barulho, eles podem saltar cercas ou muros e até mesmo se atirarem pela janela ou varanda. Como consequência, vagam pelas ruas amedrontados e fatalmente se perdem, o destino mais provável destes animais é a morte por atropelamento ou a captura pelo Centro de Controle de Zoonoses.


DICAS PARA MANTER SEUS ANIMAIS SALVOS DURANTE AS FESTAS DE FINAL DE ANO:

- nunca deixa-lo sozinho preso por guia.
- verifique os muros, cercas e portões se estão fechados e em boas condições.
- retire objetos afiados nos locais que o seu pet frequenta.
- não leve animais para shows de fogos.
- coloque sempre uma coleira com identificação ou chip no animal, pois caso o mesmo fuja será mais fácil localizá-lo.
- em caso de viagem, procure alguém de confiança para cuidar do pet ou um hotel com referências.
- não deixe o animal dentro de casa sozinho.
- consulte um veterinário sobre a possibilidade de aplicar sedação ou até mesmo utilize um calmante, pois dependendo da idade do animal a fobia por barulho pode deixa-lo ainda mais agitado.

Vale lembrar que maus tratos com os animais configura-se crime, de acordo com a lei n° 9695/98. 

No meu caso, nessas ocasiões eu não deixo meus pets, Sharon Stone e Roque Assis, sozinhos! Passaremos o ano novo todos juntos e misturados!

Desejo um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO a você e aos seus inseparáveis pets! 

Katia Ramos é uma Protetora Independente de Animais, apaixonada por bichos e, claro, pela Chow Chow Sharon Stone, de nove anos, que é uma celebridade pet.Moradora de Alphaville há 11 anos, Katia também participa de causas contra os maus tratos aos animais e também faz parte do Grupo das Meninonas S.A, de Alphaville, como Diretora de Proteção aos Animais.

Cãoluna
com Katia Ramos
Comentários