Colunistas

01/12/2014
Quiz das bactérias
Confira curiosidades do mundo dos microrganismos - parte 04
Dr. Roberto Figueiredo

1. Os bichinhos de pelúcia após serem lavados devem ser colocados no freezer para matar os ácaros, CERTO OU ERRADO?

CERTO
A lavagem normal (esfregação com espuma, passagem de panos umedecidos e secagem na sombra) não elimina os ácaros existentes em sua grande quantidade. Eles podem ser mortos pela exposição ao congelamento por, pelo menos 8 horas, no freezer dentro de sacos plásticos.


2. Uma pessoa normal "baba" 6 colheres de chá de saliva por noite, isto faz com que os ácaros se multipliquem e os travesseiros tenham uma idade máxima de dois anos, CERTO OU ERRADO?

CERTO
A noite a pessoa tende a salivar pela própria movimentação normal no travesseiro e uma parte desta saliva sai da boca chegando ao travesseiro. Uma pessoa normalmente perde cerca de 6 colheres de chá de saliva, já uma pessoa que tende a respirar pela boca ou que usa aparelho bucal chega a perder cerca de 10 a 12 colheres de chá de saliva. Esta saliva aliada a poeira domestica possibilita uma perfeita refeição para os ácaros que se multiplicam. A utilização de protetores de algodão por fora e impermeáveis na parte interna impede a chegada desta saliva ao travesseiro, controlando a multiplicação dos ácaros.


3. Um travesseiro com dois anos de uso, e sem protetores (tipo fronhas) adequados, possui 25% de seu peso formado por ácaros vivos, ácaros mortos e fezes de ácaros, CERTO OU ERRADO?

CERTO
A umidade causada pela salivação noturna mais a poeira doméstica alimentam os ácaros existentes e estes se reproduzem rapidamente. Os ácaros vivem de 2 a 3 meses, durante os quais acasalam 1 a 2 vezes, dando origem a uma postura de 2 a 50 ovos. Isto faz com que um travesseiro de 2 anos tenha 25% de seu peso, formado por ácaros vivos, fezes de ácaros e ácaros mortos, sendo a razão que muitas pessoas acordam sofrendo de processos de rinite.

4. As camas devem ser arrumadas logo após acordarmos pois a poeira do quarto pode cair sobre ela e facilitar a multiplicação de ácaros, CERTO OU ERRADO?

ERRADO
Uma pesquisa da Universidade de Kingston, na Inglaterra, mostrou que manter a cama desarrumada é uma forma de diminuir a população de ácaros que vivem nela - uma cama pode conter até 1,5 milhões de ácaros - ajudando a prevenir alergias e problemas respiratórios. Os ácaros precisam de calor e umidade para sobreviver. Em repouso, um indivíduo chega a transpirar de 600 ml a 1,5 litro de suor por dia. Uma grande parte deste líquido fica sobre a cama ao dormir e ao arrumar a cama logo ao acordar, este líquido vai demorar mais para secar o que facilita a vida dos ácaros.

O biomédico, especializado em bacteriologia, Dr. Roberto Figueiredo, a cada mês, trata de um tema relacionado aos perigos microscópicos que se escondem no nosso cotidiano. Acesse também: Dr. Bactéria no Instagram - drbacteriaoficial

Dr. Bactéria
com Dr. Roberto Figueiredo
Comentários