Colunistas

01/11/2014
Quiz das bactérias
Confira curiosidades do mundo dos microrganismos - parte 03
Dr. Roberto Figueiredo

1. Higienicamente falando, é preferível deixar uma criança deitar sobre uma tampa de um vaso sanitário do que sobre um carpete, CERTO OU ERRADO?

CERTO
Contendo cerca de 200 mil bactérias por polegada quadrada, o carpete é cerca de 4 mil vezes mais sujo que o tampo do vaso sanitário de um banheiro público.

2. Umidificadores ambientais são importantes para aumentar a umidade ambiental quando o ambiente externo está muito seco e proporcionar boas noites de sono, CERTO OU ERRADO?

ERRADO
Mesmo quando os ambientes externos estão secos, um quarto mantém uma umidade ambiental relativamente alta, tendo em vista a água evaporada proveniente de moradores, móveis, objetos de decoração e do próprio ambiente. Umidificadores elevam a umidade a níveis que podem ser superiores a 60-70%, o que possibilita a alimentação de ácaros, sua multiplicação, formação de mais pellets de fezes e por consequência, rinites e asma, o que dificulta a noite de sono dos moradores.


3. O ser humano perde cerca de 1,5 milhões de células de pele por hora, o que equivale a 1 grama de pele (escamas) por dia, CERTO OU ERRADO?

CERTO
A poeira doméstica é formada quase 80% de restos de pele humana. Podemos encontrar também, pelos de animais e do homem, saliva seca, sangue e outras coisas nada agradáveis. Principalmente a pele humana da poeira vai servir de alimento para os ácaros existentes.

4. Umidades no quarto acima de 60 a 70% são ideais para uma boa noite de sono, CERTO OU ERRADO?

ERRADO
Umidades acima de 60% atuam sobre os restos de pele existentes na poeira doméstica criando um bolor que serve de alimento para os ácaros. Quanto mais bolor mais ácaros. E estes vão produzir mais pellets fecais que serão inspirados pelo homem e produzindo rinites e asma.

O biomédico, especializado em bacteriologia, Dr. Roberto Figueiredo, a cada mês, trata de um tema relacionado aos perigos microscópicos que se escondem no nosso cotidiano. Acesse também: Dr. Bactéria no Instagram - drbacteriaoficial

Dr. Bactéria
com Dr. Roberto Figueiredo
Comentários