Colunistas

31/07/2017 19:05 - Atualizado em 31/07/2017 19:05
Higienização de geladeiras, esponjas, tábuas de cortar e pias
Veja como proceder com a higienização correta destes materiais, utensílios e equipamentos
Dr. Roberto Figueiredo

Um estudo da Universidade Drexel, nos Estados Unidos, concluiu que a geladeira, a esponja, a pia e a tábua de cortar são os elementos que mais acumulam bactérias na cozinha. Veja abaixo como proceder com a higienização correta destes materiais, utensílios e equipamentos:

Geladeira

Pelo menos uma vez ao mês, retirar todos os alimentos, tirar da tomada. Preparar uma solução de 1 litro de água mais 10 gotas de detergente, passar com um pano por toda a geladeira. Preparar uma solução de 1 copo de vinagre branco mais 1 copo de água, passar com um pano por toda a geladeira. Passar um pano umedecido. Preparar uma solução de meio copo de água mais 100 g de bicarbonato de sódio. Passar com um pano na parte interna da geladeira. Colocar na primeira prateleira, no fundo à direita, um recipiente aberto, com o bicarbonato de sódio em pó. Voltar com os alimentos e ligar a geladeira.

Esponja

Diariamente, uma das metodologias:
1. Colocar em uma panela com água mais uma colher de vinagre branco, acender o fogo, após iniciar a ebulição, deixar por 3 a 5 minutos

2. Lavar a esponja, deixar úmida, envolver em papel toalha, colocar sobre um pires, dentro de um micro-ondas, ligar em potência máxima, por 5 minutos, aguardar mais um a dois minutos.

3. Imergir em uma solução de 1 litro de água mais 2 colheres de sopa de água sanitária, por 10 minutos.

4. Esponja com adição de Íons Prata - não é necessário nenhum outro método, pois os Íons Prata possuem ação oligodinâmica que mata os germes existentes.

Independente do método, a esponja dura 1 semana.

Pia

A contaminação se dá devido ao acúmulo de água parada, que cria os chamados Biofilmes. Puxar a água com um rodo de pia. Evitar passar panos.

Tábua de cortar - evitar usar de madeira

De plástico: Usar coloridos, uma cor para cada grupo de alimentos, ex. vermelho = carnes, Verde = hortaliças e frutas, branco = alimentos prontos, etc. Após cada uso, lavar com água e detergente e esponja macia. Enxaguar bem, aspergir ou mergulhar em vinagre branco puro ou solução de 2 colheres de água sanitária por litro de água. Deixar escorrer. Trocar sempre que muito riscado ou manchado. Obs.: um limão passado na placa de corte retira as manchas.

De vidro: Lavar com água, detergente e esponja macia. Para desinfetar, use os mesmos métodos descritos para plástico. Pode ser usada também água fervente.

Trocar quando quebradas ou lascadas.

O biomédico, especializado em bacteriologia, Dr. Roberto Figueiredo, a cada mês, trata de um tema relacionado aos perigos microscópicos que se escondem no nosso cotidiano. Acesse também: Dr. Bactéria no Instagram - drbacteriaoficial

Dr. Bactéria
com Dr. Roberto Figueiredo
Comentários