Colunistas

05/06/2017 16:28 - Atualizado em 05/06/2017 16:28
As líderes do futuro
André Freire

No Brasil, as mulheres representam 58% dos estudantes universitários, mas conforme olhamos para o topo das empresas esse cenário muda, as mulheres ocupam somente 4% dos cargos de CEO no Brasil e 3% das cadeiras de conselho. Ficamos nos perguntando, o que acontece na carreira dessas mulheres que faz com que tão poucas alcancem o topo? Como a falta de diversidade de gênero no alto escalão executivo reduz a proposta de valor dessas empresas?

Algumas mulheres de destaque no mundo executivo têm se juntado para, de alguma forma, combater essa desigualdade de gênero. Ideias como, por exemplo, cotas de participação em conselhos de empresas abertas estão em plena discussão. Apesar de não ser a melhor ideia, nos parece necessária para que uma mudança cultural ocorra. A vida da mulher normalmente é mais complexa com a do homem, com diversas atividades extratrabalho que demandam sua atenção, mas acreditamos que a diversidade no alto escalão é muito bem vinda e gera enorme valor, devendo ser explorada, nem que de forma compulsória.

Segundo pesquisas, as maiores barreiras para o crescimento profissional dessas mulheres são a falta de modelos e trajetórias claras de carreira, assim, a EXEC, consultoria da qual sou um dos sócios, criou o programa "As Líderes do Futuro", onde selecionaremos em junho, 10 meninas estudantes, no penúltimo ou último ano de graduação de qualquer curso do Brasil, para passarem por três sessões de mentoria com grandes empresárias e executivas.

Imagine-se discutindo estratégias de varejo com a Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza, compartilhar das últimas inovações tecnológicas com a Cristina Palmaka, CEO da SAP, ou entender como uma mulher jovem que veio do RH se tornou a CEO da UPS, com a Nadir Moreno, entre outras 10 grandes executivas e empresárias que chegaram lá. Maiores informações podem ser acessadas pelo www.exec.com.br.

André Freire é Sócio-Diretor da consultoria de Executive Search e de Desenvolvimeto de Lideranças EXEC. Também é Conselheiro de Administração, Coach de empreendedores, executivos e jovens herdeiros, sócio do YPO – Young Presidents Organization e professor da FGV na cadeira de Gestão Estratégica de Pessoas. Mora em Alphaville há 31 anos.

Vida Corporativa Plena
com André Freire
Comentários