Colunistas

03/02/2017 22:34 - Atualizado em 03/02/2017 22:34
Perigos escondidos nos brinquedos de banheiras e mordedores de plástico
Dr. Roberto Figueiredo

Muito se tem comentado, principalmente com relação ao brinquedo “Girafa Sophie”, o qual, ao ser aberto, é possível observar bolores pretos em grande quantidade na parte interna. Os bolores (fungos) são seres vivos que necessitam de poucos nutrientes para crescer. Neste caso, a presença de umidade por um tempo excessivo e constante, proveniente de água ou mesmo da saliva, pode possibilitar o desenvolvimento dos mais variados bolores. A coloração preta é devido ao acúmulo de milhões de esporos (sementes) juntos.

A eliminação deste crescimento pode ser feita de dois modos. O primeiro é com a adição de produtos fungicidas, o que não pode ser feito devido à toxicidade destes produtos que irão ter contato com bebês. O segundo, e único modo, seria a lavagem, eliminação de resíduos de água e secagem constante deste material. Um dos modos seria com o uso de secadores de cabelo, que também é muito dificultoso, pois teria que ser constante. O único modo seria a eliminação do “apito” existente, o que facilitaria o processo de eliminação da água e secagem.

As mamadeiras e chupetas também podem apresentar este problema se permanecerem molhadas e sem ventilação. Estes materiais devem ser trocados quando o desgaste comprometer a qualidade (aspecto, coloração) do produto.

Os brinquedos mais propensos a ficarem sujos e terem muitas bactérias são principalmente os de difícil limpeza ou secagem como os do tipo deste brinquedo (Girafa Sophie), pois existe a entrada de água e o "apito" existente dificulta a eliminação desta água.

É importante a criança ter contato com germes do meio ambiente, vegetação, animais, terra, areia, mas, de modo algum, contato direto com uma cultura de microrganismos como no caso destes bolores. Isto pode ocasionar vários tipos de micoses na dependência do tipo de bolor como processos alérgicos, aspergiloses pulmonares, entre outros.

O biomédico, especializado em bacteriologia, Dr. Roberto Figueiredo, a cada mês, trata de um tema relacionado aos perigos microscópicos que se escondem no nosso cotidiano. Acesse também: Dr. Bactéria no Instagram - drbacteriaoficial

Dr. Bactéria
com Dr. Roberto Figueiredo
Comentários