Colunistas

08/11/2016 08:39 - Atualizado em 08/11/2016 08:39
O melhor jeito de fazer seu cachorro parar de latir
Katia Ramos

Para um cão parar de latir, fale com ele com voz grossa e firme, sem gritar e, principalmente, sem usar violência. O maior desafio vai ser não gritar com ele, senão sua bronca não vai surtir efeito. Não recompense ou distraia seu cachorro quando ele estiver latindo. Assim que ele aprender que ganha alguma coisa, seja um petisco, brinquedo ou comida, vai sempre ter esse comportamento de latir até conseguir o que quer.

Vamos usar um exemplo de um cachorro que late por medo: alguns donos dão petiscos e carinho como forma de acalmar o cão. No começo, o cachorro late por medo, mas rapidamente ele vai entender que esse tipo de comportamento medroso vai fazer com que ele sempre ganhe alguma coisa que goste, seja carinho, sua atenção ou um petisco. Em casos mais graves, o cachorro pode desenvolver um medo crônico de tudo, já que (sem querer) você o está incentivando a se sentir assim.

Apesar de não ser tão evoluída e complexa quanto a nossa língua, o latido é uma forma dos cachorros se expressarem, para passar mensagens das mais simples até nos avisar de perigos. Aliás, é comum que donos e pessoas que convivem muito com cães consigam diferenciar seu latido para diferentes situações e demandas do animal. Portanto, fique atento ao que seu cachorro quer ou ao que ele está tentando te dizer.

Às vezes, o latido do cão é tão incômodo e constante que os vizinhos acabam criando atritos com o dono do animal, além do estresse causado na própria família que tem o pet. Para evitar ou diminuir esses problemas, é possível adestrá-lo para que ele pare de latir tanto – lembre-se de que o latido é uma forma de comunicação para ele, de forma que é natural que ele ainda lata, no entanto, de maneira menos incômoda e frequente.

Para evitar o latido de cachorro, seguem algumas dicas que você pode tentar em casa:

- Dê atenção ao seu cachorro, ele é um ser que precisa de atenção e que quer viver perto da sua família. Quando ele passa muito tempo sozinho, é comum que fique triste, deprimido e faça mais barulho;

- Se a família passa muito tempo fora de casa por causa das obrigações, é importante tornar seu cão o mais independente possível, evitando latidos excessivos;

- Quando repreender seu cão por latir, use sempre a mesma ordem, assim ele vai saber do que se trata e vai te obedecer. Dê uma ordem simples, como “calado!”, afinal, um cão não vai entender comandos complexos;

- Nunca bata em seu pet, o cão não entende que latir é errado e não deve ser maltratado por fazer algo que para ele é natural. O ato de violência só serve para deixá-lo mais assustado, agitado e confuso, além de colocar em risco a sua relação com ele;

- Se necessário, procure por algum especialista em adestramento que irá cuidar do problema da melhor forma;

- Mantenha seu cão em atividade, brinque e o leve para caminhadas, assim ele fica cansado e se sente mais feliz, reduzindo os motivos para latidos.

Katia Ramos é uma Protetora Independente de Animais, apaixonada por bichos e, claro, pela Chow Chow Sharon Stone, de nove anos, que é uma celebridade pet.Moradora de Alphaville há 11 anos, Katia também participa de causas contra os maus tratos aos animais e também faz parte do Grupo das Meninonas S.A, de Alphaville, como Diretora de Proteção aos Animais.

Cãoluna
com Katia Ramos
Comentários