Bem Estar

31/01/2014
Malhação até na areia
Aproveite a estação mais quente do ano e confira 7 dicas de exercícios para serem feitos na praia.
Levar os exercícios da academia para a praia durante as férias é uma das maneiras de manter as curvas conseguidas com tanto esforço na academia.

Com a chegada do verão, o litoral é o destino preferido para aproveitar os dias de calor. O local também é ideal para a prática de exercícios e atividades físicas. A professora de educação física da Academia Contours, Viviane Marques, listou sete dicas para aproveitar os dias de folga sem interromper a malhação.

1 - Caminhar ou correr na areia fofa da praia provoca menos impacto e pode ser mais eficiente do que praticar as mesmas atividades na esteira. Praticar 30 minutos de caminhada queima, em média,100 kcal; o mesmo período de corrida detona aproximadamente 200 kcal.

2 - Aproveite para praticar sessões de exercícios abdominais na areia da praia. Pode, até mesmo, aumentar o grau de dificuldade, usando elevação de pernas, execuções laterais e posições isométricas (parado). Lembre-se de deixar o abdome contraído durante todo o movimento e de controlar a respiração (inspire na descida e expire na subida).

3 - Praticar esportes como vôlei de praia, frescobol, futevôlei é divertido e você queima calorias sem perceber. A vantagem é que exercícios feitos em grupo podem gerar maior estímulo. Esse tipo de atividade elimina, em média, 125 a 250 kcal.

4 - Na areia é possível elaborar pequenos circuitos de praia envolvendo corrida, exercícios abdominais, polichinelo, agachamento simples sem carga e flexões de braço. Escolha uma sequência de exercícios que envolvam diferentes grupos musculares e que exijam esforço considerável; eles podem ser feitos em um período aproximado de 20 a 30 minutos. Um circuito de 30 minutos gasta até 300 calorias. 

Corrida, caminha, andar de bicicleta e um bom alongamento são as pedidas para não deixar de praticar atividades físicas nas idas à praia.

5 - Pedalar na praia enquanto se aproveita o visual é um incentivo a mais para praticar exercícios. Andar de bicicleta, além de estimular o sistema cardiorrespiratório, consome em media 170 calorias.

6 - Lembre-se de alongar os grupos musculares após a atividade. O alongamento reduz as tensões musculares, ajuda a prevenir lesões e relaxa o corpo.

7 - Lembre-se sempre de manter a hidratação, usar roupas leves e frescas e não se esqueça de passar protetor solar. A alimentação também precisa ser leve e equilibrada. Escolha os exercícios de que mais gosta e, o mais importante: divirta-se e relaxe no verão.

A rede de academia Contours está presente em Alphaville, no endereço Avenida Copacabana, nº 190, 18 do Forte, Barueri. O telefone de contato é o 4191-3205 e o e-mail: alphaville@contours.com.br

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