Bem Estar

06/10/2016 18:38 - Atualizado em 06/10/2016 18:38
Outubro Rosa contra o câncer de mama
Movimento popular tem participação da população, empresas, poder público e entidades
Aline Fraticelli

Mantendo a tradição de chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, a cidade de Barueri preparou uma série de atividades para o mês de outubro. A coordenação do movimento é da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.


Ultrassom para mulher com 30 anos ou mais no PS Central

O exame acontece de 4 a 27/10, de segunda a quarta, das 8h às 12h30; quintas, das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30; e sextas, das 8h às 16h. A única exceção é dia 12/10, feriado. Para fazer o exame, basta comparecer ao Pronto Socorro Central Adulto (antigo Sameb), e apresentar RG, CPF e Cartão do SUS. Se a paciente já tiver o pedido da ultrassonografia, deve levá-lo, bem como outros exames anteriores.

“É sabido que o câncer de mama vem se manifestando em mulheres cada vez mais jovens e é bastante comum que essas mulheres tenham a chamada mama densa, um fator negativo para um exame como a mamografia”, explica Zulmira Braga, técnica do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. Ela afirma que nesses casos, “o exame mais indicado é a ultrassonografia, pois analisa o tecido mamário e colhe informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa do que a mamografia”.

A médica Renata de Camargo Menezes, responsável técnica pelo serviço de ultrassonografia do município de Barueri, acrescenta: “paralelamente, as pacientes serão catalogadas para monitorização de risco, numa ação que transcenderá a campanha Outubro Rosa”. Renata ressalta ainda a importância da associação entre a mamografia e o ultrassom como padrão ouro de rastreamento para as pacientes acima de 40 anos.

O Pronto Socorro Central Adulto fica na R. Profº João da Matta e Luz, 262. Centro de Barueri. Tel.: (11) 95148-3924.

 

Doação de cabelos

Muitas mulheres que enfrentam a doença têm rejeição às perucas sintéticas. O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, que também doa perucas, conseguiu uma parceria para a confecção destas, mas precisa da doação de cabelos. Interessados em doar seus cabelos poderão fazê-lo neste domingo, dia 9/10, das 10h às 14h, no saguão principal do Teatro Municipal de Barueri. Na terça-feira, 11/10, a doação poderá ser feita durante a “Feira Noturna”, em frente ao Ginásio José Corrêa. Em ambos locais, cabeleireiros voluntários farão os cortes de cabelos para a doação.


Calendário de eventos

O maior evento da agenda é a Caminhada Rosa, no dia 22/10. Aberta ao público e gratuita, não exige inscrição prévia. A caminhada começa às 9h, com um “esquenta” (8h30), promovido por professores da Secretaria de Esportes. A largada será em frente ao Ginásio José Corrêa.

Outro evento é o Desfile das Vitoriosas, que será realizado no dia 7/10, no Parque da Maturidade José Dias da Silva. Mulheres assistidas pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama desfilarão brindando a cura, a vida. Para participar, é necessário adquirir o convite.

Há também a possibilidade de colaborar com a aquisição de sutiãs para as mulheres que são assistidas pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. Para isto, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 4199-2800, ramal 174.

Outras ações incluem palestras sobre câncer de mama ministradas pelas técnicas do Núcleo da Mama, exposições, fisiodança, teatro, música e dança. Veja a programação:

Exposição de telas e mosaico “Outubro Rosa”
De 30/9 a 15/10, das 7h às 19h, no Ganha Tempo
De 17 a 23/10, das 10h às 22h, no Parque Shopping Barueri

Exposição de fotos “Mulheres no Espelho”
De 3 a 7/10, das 8h às 17h, na Secretaria de Promoção Social de Barueri
Dia 10/10, às 10h, no Parque Shopping Barueri
De 10 a 22/10, das 7h às 19h, no Ganha Tempo
De 24 a 31/10, das 8h às 17h, no Saguão do Paço Municipal

Palestra sobre prevenção do câncer de mama
Dias 11 e 26/10, às 10h, no Parque Shopping Barueri

“Fisiodança” – atividade de fisioterapia com música
Dia 13/10, às 12h e 16h, no Parque Shopping Barueri

Peça teatral “Escola de Mulheres”, de Molière
Dia 13/10, às 20h, no Teatro Municipal de Barueri

Apresentação de percussão
Dia 18/10, às 12h30, no Parque Shopping Barueri

Palestra “Se toca”
Dia 19/10, às 10h, no Parque Shopping Barueri

Apresentação do Grupo “Chorando na 18”
Dia 20/10, às 17h15, no Parque Shopping Barueri

Caminhada e Zumba Rosa
Dia 25/10, às 8h15, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri

Mais informações, no site www.barueri.sp.gov.br

 

Shoppings Flamingo e Iguatemi Alphaville aderem ao Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, os shoppings Flamingo e Iguatemi Alphaville recebem iluminação especial com o objetivo de chamar a atenção para o movimento. O Iguatemi também realiza a campanha “Estacionou, Doou”, em que doará o valor arrecadado com o estacionamento da última quarta-feira do mês, dia 26/10, para a instituição Américas Amigas, apoiadora da causa que busca informar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, diminuindo, assim, o número de mortes causadas pela doença no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda.

 

4Perform realiza circuitos em prol da campanha

Para apoiar as ações da campanha Outubro Rosa, a academia 4Perform realiza no dia 29/10 o evento “#FitGirls Alpha”, que terá dois circuitos especiais, às 9h30 e às 11h. Homens e mulheres de todas as idades podem participar. O treino utilizará apenas o peso corporal e será realizado pela organizadora e treinadora Carla Credendio com a participação da treinadora Alessandra Daniel. Para isso, a inscrição tem o valor de R$ 60 com acesso a um welcome coffee, a realização de testes faciais com a dermatologista Karina Nunes, além de recebimento de brindes dos parceiros da ação. O evento terá toda a verba revertida para a Associação Rapunzel Solidária, que recebe doações de cabelos naturais e os transformam em perucas que são entregues para crianças, jovens e adultos em tratamento de câncer. Inscrições pelo telefone (11) 2424-3694 ou no site https://www.eventick.com.br/asa

 

Salli Brasil promove sorteio online

A Salli Brasil, marca localizada em Alphaville de mobiliário que ajuda a melhorar a postura dos profissionais, está com uma ação no Facebook. Para participar, basta curtir a página e compartilhar o post https://goo.gl/bRWy3U publicamente no seu perfil com a #SalliRosa e concorrer a uma Salli Chin Rosa, em prol da causa do Outubro Rosa. A cada nova curtida na página, a empresa vai doar R$ 1 para o Hospiral Pérola Byington, de São Paulo. O resultado sai no dia 24/10.

 

Rede Bourbon tem ações especiais

A Bourbon Hotéis & Resorts abraçou a campanha Outubro Rosa com diversas ações. O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A agenda dos hotéis inclui iluminação especial, laços na lapela dos funcionários, cartazes nos elevadores, biscoitos artesanais na cor da campanha, informativos, cafés especiais e palestras com profissionais de saúde. O ingresso para assistir as explicações será um lenço ou peruca para serem doados a instituições de assistência às mulheres com câncer. Para mais informações, acesse www.bourbon.com.br

Comentários